Água viva

Leitura bíblica: João 4.6-26

Quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna (Jo 4.14).

Muitos cientistas dizem que este será o século da água. Enquanto o século passado foi o do petróleo, da energia, este será o da vida, da sobrevivência. O homem tem sido um péssimo hóspede do planeta Terra e fez muito estrago. A preservação da qualidade de vida e do meio ambiente, incluindo a água, não tem tido o cuidado que merece. O homem pode ficar muitos dias sem comer, mas muito pouco tempo sem beber. No corpo humano, a água transporta os nutrientes e as defesas, assegurando a própria vida.

O mesmo descuido que tem com o meio ambiente, o homem exibe em relação aos preceitos morais e à busca de Deus e da eternidade. Não busca a fonte de vida, a fonte de nutrição espiritual e de defesa contra o maligno, a base da saúde de sua alma. Quando Jesus entabula o diálogo com a mulher samaritana, ele diz: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe te-ria dado água viva”.

A fonte de água viva não é funda como o poço de Jacó. Não há necessidade de corda e balde. Basta crer. “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”, diz Jesus (Jo 7.38).

Assim como a água em nosso corpo, essa água que Cristo nos dá por meio da Sua palavra é fonte de alimento espiritual que nos fortalece para resistir às dificuldades da vida e às agressões do maligno: “Fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo” (Ef 6.10-11).

A água que Cristo dá é fonte de conforto: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo” (Jo 14.27).

Beba bastante água. O corpo agradece. Beba muito da Palavra de Deus. O espírito agradece.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *