Caranguejando

Leitura Bíblica: Hebreus 12.12-29

A mentalidade do Espírito é vida e paz. … Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês (Rm 8.6,9).

Você já observou caranguejos na praia? É difícil – confundem-se com a areia – assim como você e eu no meio da multidão. É confortável -quem não é visto, não é atacado, mas chegue perto do caranguejo: ele sai correndo daquele jeito meio de lado, sem direção clara, mas muito veloz. Quando alcança sua toca na areia, esconde-se nela diante da ameaça que vem aí. Às vezes aponta a cabeça para fora, mostrando ao longe dois olhinhos vigilantes que somem rapidamente quando alguém se aproxima.

Dentro da água, porém, ele se sente seguro e reage quando encostamos nele: morde! Dentro do seu ambiente, cuidado com ele – aliás, só com caranguejos? Podemos “caranguejar” diante do que nos assusta, mordendo onde estamos em vantagem, fugindo para nossa toca diante do que ameaça ou observando o mundo de longe. Mas é sem graça, a vida de caranguejo, não?

Você vive assim? Talvez não – normalmente temos objetivos na vida e esforçamo-nos para alcançá-los.

Contudo, muitos dos nossos esforços não diferem de tocas de caranguejo – quando a maré sobe e revolve a areia, era uma vez uma toca. Daí o grito apavorado do salmista: “Todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim” (SI 42.7).

Para o caranguejo isso é normal, mas nós buscamos algo mais estável – e mesmo assim continuamos a buscar refúgio na nossa toca de areia e experimentamos que “a mentalidade da carne é morte” (Rm 8.6). E assim será, se pararmos por aqui. Mas este último texto continua no nosso versículo-chave de hoje.

Por isso, saia da toca e não fuja só porque alguém se aproxima. Pode ser Jesus, que vem para lhe dar uma vida com que caranguejo nenhum sonha e que muita gente também deixa escapar. E por que você faria isso?

Não fuja de Deus. Dê passos firmes em caminhos retos com ele.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *