Desamparo

Leitura Bíblica: Salmo 22.1-8

Deus meu. Deus meu, por que me desamparaste? (SI 22.1a)

Estas palavras, embora repetidas pelo Senhor Jesus na cruz, foram primeiro ditas pelo rei Davi, possivelmente num momento de abandono e crise.

Você já teve algum momento em que sentiu Deus bem distante? O que fazer quando parece que Deus nos abandonou? Outro personagem da Bíblia que sentiu o abandono de Deus foi Jó – confira: “Se vou para o oriente, lá ele não está; se vou para ocidente, não o encontro. Quando ele está em ação no norte, não o enxergo; quando vai para o sul, nem sombra dele eu vejo”! (Jó 23.8,9)

Você acorda, começa um novo dia, mas toda percepção de comunhão com Deus desapareceu! Você se sente só, abandonado, desprezado. Passa a orar, repreende o diabo, lê a Bíblia, pede oração, confessa os possíveis pecados, pede perdão a Deus e às pessoas, mas nada! O que está acontecendo?

Apesar de toda sua sensação de ausência de Deus, o Senhor Jesus prometeu: “Onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles” (Mt 18.20) e também: “Estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.20b). Estes textos são verdade de Deus que não muda, apesar das nossas sensações.

Então saiba distinguir a onipresença (presença em todos os lugares) de Deus da sua percepção dela. Salmo 139.8-10 diz: “Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.” É impossível você se esconder de Deus. Ele está em todo lugar, em todo o tempo, e jamais podemos nos ausentar da sua presença.

Mesmo que você esteja na pior situação, Deus não o abandonou. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Rm 8.28). Assim, mesmo às vezes não sentindo a presença de Deus, saiba que Ele está presente na sua vida. Basta crer nesta verdade que nunca muda!

A despeito do que eu sinto, sei que Deus está presente em mim.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *