Eu não disse?

Leitura Bíblica: Atos 27.9-22

Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus (SI 62.11).

Paulo estava sendo levado preso para Roma. Ele ia de barco, na companhia de um centurião e de muitos outros presos. O tempo estava horrível, com ventos contrários, o que fazia a viagem seguir perigosa e vagarosamente.

Paulo então dá um conselho firmado talvez no bom senso do que tinha sido aquela viagem até ali. O centurião prefere seguir os conselhos do piloto e do dono do navio. A tempestade desaba forte e por muitos dias, até que parece não haver mais salvação para todos do navio. Paulo então diz em outras palavras: “Eu não disse? Eu não avisei?”

Jesus, às vezes, dizia o nome das pessoas duas vezes, como se também dissesse “Eu não disse?” Foi assim com Marta e Pedro. O fato de alguém dizer isso hoje soa como implicância.

Observe. As mães acham que sabem tudo. Os pais acham que sabem tudo e os filhos acham que sabem tudo. Juntando essas opiniões em uma só família, e num só momento, teremos um animado conflito, com perdas e danos.

Quando Deus nos dá a graça de sermos pais e mães, nem sempre lembramos que um dia fomos filhos e, da mesma forma, contestávamos os conselhos dados por nossos pais. Os muitos avisos eram esquecidos e às vezes nem sequer cogitados para serem seguidos.

No final, se algo desse errado a fala era sempre a mesma: “Eu não disse?” Pensávamos: “Devia ter ouvido meus pais”. Os anos vão passando e esse jeito de ser não mudou nada. Continua acontecendo em praticamente todas as famílias ainda hoje.

E nossa tendência é levar este comportamento também para o relacionamento com Deus. Escolhemos não dar ouvidos a ele e depois lamentamos nossos fracassos. Enquanto é tempo, ouça as instruções e os conselhos do Pai para não achar depois que ele não cuida de você.

Deus já disse. A nós basta ouvi-lo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *