Falta de zelo

Leitura Bíblica: Tito 2.11-15

Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor

Numa classe da escola bíblica dominical o professor perguntou a um menino se o seu pai era cristão. “Sim”, respondeu o aluno, mas acrescentou: “meu pai não é muito zeloso por Cristo.”

Você, pai, que lê hoje esta página, já deve ter ouvido dizer que palavras são como anões, mas exemplos são como gigantes. E se um de seus filhos fosse perguntado, que resposta daria?

Outro dia estava no trânsito e o carro na minha frente trazia um adesivo com esta pergunta:

“Já falou com seu filho sobre drogas?” É uma pergunta específica. Tenho visto outros adesivos com dizeres mais genéricos, como:

“Já falou com o seu filho hoje?”

Há pais que têm dificuldades para falar com seus filhos. Pela manhã precisam sair muito cedo, quando os filhos ainda estão dormindo. E à noite, quando o pai volta, as crianças já estão novamente na cama. Mas há também aqueles pais que pouco se importam e cujos filhos, sem um rumo seguro e moralmente sadio, acabam seguindo pelo caminho que leva a uma vida desestruturada.

O pai cristão e zeloso há de falar de Cristo com os seus filhos. Fazendo isso, preservará seus filhos das tentações a que todo jovem está exposto e que conduzem ao beco da falsidade, da mentira e da violência.

É necessário cultivar o santo zelo pela vida familiar. Um agricultor, um comerciante, um profissional de qualquer área que não for zeloso e perseverante não alcança nada na vida. E o que há de alcançar aquele que se diz cristão mas vive sem zelo, sem dedicação, sem perseverança? É certo que ninguém é justificado diante de Deus pelas obras. Mas quem vive salvo pela graça de Deus há de se mostrar sempre zeloso pelas boas obras, como vimos na nossa leitura de hoje.

Somos salvos pela fé, mas a fé sem zelo e sem obras é morta.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *