Minorias de valor

Leitura Bíblica: Gênesis 18.20-33

Vocês são o sal da terra … Vocês são a luz do mundo (Mt 5.13,14).

Você faz parte de uma minoria que faz a diferença?

No relato de Gênesis, capítulo 18 observamos que uma minoria teria feito a diferença entre a destruição e a salvação de uma cidade inteira. Quando Deus anunciou a destruição das cidades de Sodoma e de Gomorra, Abraão deve ter tomado um grande choque. Isto porque, além de ser um desastre para os seus habitantes, seria também uma tragédia familiar, porque seu sobrinho Ló e a família dele moravam numa daquelas cidades.

Logo que Abraão soube dessa notícia, sem perda de tempo fez uma série de pedidos de clemência a Deus, para que não destruísse as cidades, no caso de haver ali cinqüenta justos. E a resposta divina foi: “Se eu encontrar cinqüenta justos em Sodoma, pouparei a cidade toda por amor a eles” (Gn 18.26). E a margem de segurança foi diminuindo para quarenta, trinta, vinte e dez, e cada vez a resposta de Deus foi: “Por amor a eles não a destruirei.”

Verificando este relato bíblico, qual a lição que podemos aprender desse acontecimento? O Senhor nosso Deus está disposto a poupar comunidades inteiras por amor de uns poucos homens e mulheres fiéis e tementes a Ele.

No entanto, quando Deus não encontra essa minoria, Ele faz o que fez com as cidades de Sodoma e Gomorra.

Ninguém pode medir o valor real nem mesmo de dez almas justas diante de Deus e do mundo. Pelo testemunho desses poucos, na sua tarefa de ser o “sal da terra e luz do mundo”, talvez populações inteiras sejam hoje poupadas de um justo castigo. Quem sabe você e eu possamos ser os meios de proteger comunidades inteiras, assim como salvar alguns de nossos conhecidos, somente com a nossa presença e testemunho. Considere que o nosso papel, como homens e mulheres de Deus, na sociedade em que vivemos e a nossa missão junto a ela são de grande efeito e importância.

Seja parte de uma minoria que faz uma grande diferença.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *