Nada igual

Leitura Bíblica: João 9.1-12

Jesus respondeu: Pode ir. O seu filho continuará vivo. O homem confiou na palavra de Jesus e partiu (Jo 4.50).

Jesus fez muitos milagres para demonstrar que era o Filho de Deus. Para deixar claro que não fazia truque e sim milagre, fez diversos deles de formas diferentes. Certa vez foi interceptado por um oficial do rei, cujo filho estava muito doente em Cafarnaum.

A morte era certa e havia uma boa distância até o local. Jesus apenas declarou ao homem que seu filho estava vivo e o homem creu em Jesus. Antes de chegar em casa, seus empregados vieram ao encontro dele e anunciaram que seu filho já estava bem melhor.

No texto de hoje Jesus curou um homem cego de nascença e envolveu-o num processo aparentemente complicado. Primeiro Jesus esclareceu aos discípulos por que o homem havia nascido cego, corrigindo a ideia de que toda doença ou sofrimento era proveniente de pecados praticados pela própria vítima ou por seus pais. Em seguida Jesus cuspiu na terra, fez uma espécie de lodo e aplicou-o nos olhos do cego.

Mandou que fosse lavar-se no tanque de Siloé, outro local distante. Certamente não havia nada de miraculoso no tanque de Siloé, nem qualquer significado no trajeto difícil até o tanque. Jesus quis ensinar algo sobre o valor da obediência às suas palavras, que está acima da tradição judaica que proibia o indivíduo de realizar qualquer obra aos sábados.

Há cristãos que pensam que Deus faz tudo sempre igual, responde às orações da mesma forma e vai sempre atender as orações exatamente como fez no dia de ontem. Lembre-se que o Senhor está acima de fórmulas ou práticas religiosas.

Ele pode ensinar-nos diferentes lições a partir de uma mesma situação ou contextos completamente diferentes. Portanto, procure conhecer o que Deus lhe deseja comunicar em sua vida diária. A forma e as lições podem ser diferentes, mas o amor e o cuidado do Pai são os mesmos que ele dispensa a cada um de seus filhos.

A cada um Deus tem seu jeito de tratar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *