O fim da história

Leitura Bíblica: Gênesis 22.1-8

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Jesus Cristo (Fp 1.6).

Vi uma “pegadinha” num programa de televisão: numa locadora de vídeos uma pessoa vai retirar um filme. Então aparece uma moça que exclama: “Já vi esse filme! É assim e assim e acaba desta maneira!”, e conta um fim imaginário. Os fregueses imploram: “Pare! Por favor, não conte mais! Não queremos saber o fim!”

Na vida real, muitos de nós querem saber o fim, ou, pelo menos, o que vai acontecer no futuro. Muitos procuram videntes ou cartomantes, ou leem horóscopos para investigar o futuro. O povo diz: “O futuro a Deus pertence”. E é verdade.

Nós conhecemos o fim da história do sacrifício de Isaque. Mas Abraão não. Como seria sua reação se soubesse? Pensaria que tudo não passava de uma brincadeira de Deus? Mas ele não sabia, e mesmo assim confiou. Quando Isaque pergunta pelo animal do sacrifício, ele responde: “Deus proverá”.

Nós não sabemos os planos de Deus para nós. Se vamos viver bem, se teremos alegrias, felicidade, ou se o futuro nos reserva dores e sofrimentos. O que podemos saber com certeza é o que o nosso versículo-chave diz: Se Deus começou alguma coisa boa na nossa vida, sua vontade é que nos tornemos cada dia mais perfeitos, crescendo em todas as coisas boas. Mesmo durante as provações, durante os momentos difíceis, podemos confiar e saber que Deus vai nos dar na hora certa aquilo que precisamos.

Teremos lutas e problemas pela frente, mas poderemos dizer como Paulo: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé (2Tm 4.7)”. E, como Paulo, ter certeza de que receberemos uma coroa das mãos do Senhor. Esse será o fim da história.

Combata o bom combate, termine a corrida, guarde a fé.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *