Riacho seco

Leitura Bíblica: 1 Reis 17.1-7

Cada homem será como… correntes de água numa terra seca (Is 32.2).

A visão de certas regiões do nordeste brasileiro no tempo das secas lembra bem a situação que viveu o profeta Elias na terra de Israel: vegetação ressequida, mananciais e riachos secos. Em Israel a fome era geral e a morte fazia vítimas a cada instante. Por que a terra se transformara num deserto? Por causa do pecado do povo.

Elias foi enviado por Deus para alertar Acabe sobre essa iminente tragédia, mas não foi ouvido. Recolheu-se ao deserto e fez sua morada junto ao riacho de Querite.

A esse tempo, o riacho descia das montanhas enchendo a terra de vida. Elias bebia de sua água e nada lhe faltava, pois Deus supria suas necessidades. Ele bebia mais que água… bebia fé.

Em uma bela manhã, a paisagem mudou. O volume de água diminuiu e logo o riacho secou. Nenhuma gota. Água? Zero! Por quê? Falta de chuva.

Por mais que queiramos encontrar a razão, não teremos uma resposta satisfatória. O regato não se secou porque Deus se esqueceu de Elias, nem porque deixou de amá-lo ou porque ele tivesse pecado. Deus não se esquece dos seus, nem deixa de amá-los. É da essência do Criador amar sua criatura. Faltou chuva por causa do pecado de Israel. Elias sofreu por isso, mas nem mesmo nessa circunstância Deus o desamparou.

Todos sofremos na vida, mas nunca pela vontade de Deus. Às vezes pelo nosso pecado e até pelo pecado dos outros. Há alguns que sofrem porque são maus e há outros que sofrem porque são bons. O riacho secou, mas Elias não morreu de sede. Deus tinha planos que Elias mais tarde cumpriria.

Meu amigo, se há um riacho seco em sua vida, algo que você não pode explicar ou entender, console-se com esta realidade: depois da provação virá a bênção; depois da tristeza, a alegria.

Como a água para o riacho seco é a fé para a nossa vida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *