Ser importante

Leitura Bíblica: Mateus 20.20-28

Quem quiser tornar-se importante deverá ser servo (Mt 20.26).

“Eita nóis!” Esse é o sonho de todo cabra, seja ele do sertão da Paraíba ou do asfalto da Avenida Paulista, em São Paulo. Eu me lembro quando era office-boy num banco da Av. Paulista e fazia voz de diretor ao atender ao telefone – para ir treinando! E assim sonhava ser importante! Você sonha ser importante?

Os discípulos também sonhavam! Dois deles queriam comandar o mundo com Jesus e os outros estavam com raiva destes – provavelmente porque tiveram a cara-de-pau de pedir isso a ele. Como somos infantis! Meninos e meninas de todas as idades, quando entram para o Reino de Deus, têm de “tirar os sapatos”. No Reino o caminhar é diferente! Importante não é quem manda, é quem serve. Mas será que é possível sentir-se alguém desse jeito? Será possível sentir-se importante sendo escravo dos demais? Será que dá para ser feliz servindo? Jesus garante que sim.

No texto bíblico que você leu, Jesus mostra que no Reino de Deus poder e dominação não contam. Nele não há espaço para tais valores! Em nossa mente oprimida por uma história de poder e dominação, só conseguimos crer que subimos na vida quando alcançamos poder e quando temos posição de mando. Isso nos faz sentir importantes, pois camufla nossa insegurança e insensatez. Afinal, que importância tem ser importante?! Para quê? Para quem?

Jesus oferece um modelo libertador: servir como ele serviu, ir para o fim da fila, ser o último, carregar a bandeja, ou seja, obedecer a quem manda! Isso é servir: fazer o que o Pai nos manda, ainda que isso não apareça e ninguém seja testemunha da nossa abnegação! Servir é ser secreto na bondade e na misericórdia. É alegrar o coração do Pai com uma vida que tem como modelo não o diretor-presidente da empresa, mas o Servo-Sofredor “que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Servir o torna importante aos olhos do mais importante de todos: Deus.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *